XVI SIMPÓSIO REDEMAT

Date:

quarta-feira, 27 Abril, 2016 - 08:00 to sexta-feira, 29 Abril, 2016 - 17:00

Location:

Escola de Minas - UFOP - Praça Tiradentes, 20 - Centro, Ouro Preto - MG, 35400-000

A Rede Temática em Engenharia de Materiais – REDEMAT foi criada oficialmente em dezembro de 1995, através de um convênio firmado entre a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais – CETEC. A estratégia, pensada e executada pelas três instituições envolvidas, foi reunir o que cada uma possuía de mais importante na área de Engenharia de Materiais, gerando uma das mais bem montadas infraestruturas de pesquisa e pós-graduação nesse campo da Ciência.

A REDEMAT dispõe de estrutura acadêmica e administrativa competente na gestão de um programa de pós-graduação em Engenharia de Materiais nos níveis de mestrado e doutorado. Este programa é avaliado regularmente pelo comitê de Engenharias II da CAPES, abrangendo as áreas de concentração: Engenharia de Superfícies, Processos de Fabricação e Análise e Seleção de Materiais.

Pioneira nesta iniciativa no país nos anos 90, hoje o convênio é mantido pela UFOP e pela UEMG e a Rede Temática em Engenharia de Materiais conta com 32 pesquisadores que atuam como docentes e orientadores, além de uma infraestrutura física composta de bibliotecas modernas e atualizadas e de laboratórios com diversos métodos de processamento e análise de materiais, com equipamentos de última geração.

Além disto, a REDEMAT oferece cursos de especialização de curta duração, visando o treinamento de pessoal de empresas de engenharia ou a elaboração de projetos específicos de pesquisas em temas de interesse que envolvam universidades, centros de pesquisa e empresas nacionais.

O Simpósio da REDEMAT criado há 16 anos atrás, tem por finalidade apresentar as pesquisas que são desenvolvidas em seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais através de defesas, exames de qualificações e seminários de mestrandos e doutorandos. Também é um momento oportuno para atrair representantes de universidades, instituições de pesquisas e empresas envolvidas com o trabalho de pesquisa e desenvolvimento para realizar palestras técnicas e científicas.

Assim, o Simpósio da REDEMAT, contribui para o aumento da rede de relações interpessoais e interinstitucionais favorecendo o desenvolvimento de projetos em conjuntos e troca de experiências entre os participantes.

veja mais: http://www.redemat.ufop.br/xvisimposio/

Registration Closed